quinta-feira, 27 de julho de 2017

Todo mundo pensa em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo.

desconhecido

Leia Também
Mais Textos de Psicologia
RESILIÊNCIA NO TRABALHO


Resiliência é uma palavra originária do latim, resilio, que significa "Voltar ao normal".

O conceito foi criado em 1807, pelo cientista inglês Thomaz Young, que fazia estudos sobre a elasticidade dos materiais. Mais tarde, a resiliência foi incorporada pela física como a capacidade que certos materiais têm de acumular energia quando submetidos a um esforço e, cessado o esforço, retorna ao seu estado natural sem sofrer deformações permanentes.

Hoje assumimos muitas responsabilidades ao mesmo tempo, passamos por diversas situações dificeis que temos que superar para continuar tocando a vida. Estamos sempre expostos a situações de pressão, principalmente no ambiente de trabalho e que testam nossa resistência.

Temos que aprender a lidar com situações de adversidades, para que elas não nos deixem paralisados; e ainda nos impulse para superá-los.

Algumas pessoas sofrem a mesma situação de pressão no trabalho, umas lidam de forma equilibrada com a situação e conseguem suportar a pressão, aprender e criar com ela; outras não suportam a pressão e se desequilibram afetando-se tanto na parte física como na emocional não conseguindo lidar situação.

Resiliência é a capacidade de se manter em estado de equilíbrio, de sofrer a pressão, vergar, mas voltar novamente à posição normal. Para isso, é necessário o gerenciamento da própria energia que é nosso combustível; e não do tempo.

Nos dias de hoje temos gerenciado nosso tempo e nossa energia está fragilizada, nos deixando sem combustível para lidar com situações de adversidades de forma equilibrada e com discernimento; o que vem interferir diretamente em nossa produtividade.

Por isso é importante refletir, mudar alguns paradigmas e rotinas de vida. Se o nosso combustível é a energia temos que recarregá-la ssempre para que possamos superar as situações adversas sem nos afetar ou paralisar.

Ter foco, gostar e sentir prazer pelo que faz, resgatar e fortalecer os valores fundamentais da vida e ainda buscar momentos de prazer fora do trabalho, ligados ao lazer, são fatores fundamentais para ser resiliente.

No trabalho a resiliência faz parte dos processos de gestão de mudanças. As pessoas que trabalham em Instituições devem ter um grande equilíbrio emocional, principalmente, para saber lidar com os problemas do dia a dia, mesmo quando as situações não ocorrem de acordo com o esperado. Além disso, a resiliência é à capacidade de ter atitudes que minimizam os problemas que surgem no contexto do trabalho.

Paulo Vanzolini compôs a Música: Volta Por Cima em 1963, onde já retratava um ser resiliente.

Chorei, não procurei esconder
Todos viram, fingiram
Pena de mim, não precisava
Ali onde eu chorei
Qualquer um chorava
Dar a volta por cima que eu dei
Quero ver quem dava
Um homem de moral não fica no chão
Nem quer que mulher
Venha lhe dar a mão
Reconhece a queda e não desanima
Levanta, sacode a poeira
E dá a volta por cima

“Levanta, sacode a poeira e da volta por cima” isso sim é ser resiliente.

Autora: Elaine Marini – Psicóloga Clínica e Psicóloga Chefe do Setor de Psicologia Hospitalar – Hospital Cruz Azul SP

Bibliografia:
Piovan, Ricardo - Resiliência - Como Superar Pressões e Adversidades no Trabalho. Editora: Reino Editorial, 2009.
Covey, Stephen - 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Editora: Best Seller, 2005.

Elaine Marini



Indique nosso site a um amigo!
Seu Nome: Seu e-mail: Para: E-mail:

PÁGINA INICIAL
Desenvolvido por Guaru.com