sexta-feira, 22 de setembro de 2017

"O encontro de duas personalidades se assemelha ao contato de duas substâncias quimicas:
Se houver alguma reação , ambas são transformadas ."

C.G. Jung.

Leia Também
Mais Textos de Psicologia
ONEOMANIA – VOCÊ PODE TER E NÃO SABER

Todos os dias somos acometidos por noticias onde mostram o crescente número de pessoas negativadas e com sérios problemas de ordem financeira.

Vivemos num momento onde somos seduzidos ao consumo o tempo todo, seja ele de bens ou serviços. A facilidade de acesso a mídia e a internet e as ofertas sedutoras; levam buscar prazeres, muitas vezes, no ato de comprar; para compensar angústias e diminuir o desconforto físico / psicológico, comprar muitas vezes funciona como um remédio e ainda favorece sensações de poder e interação.

Essa sensação de prazer provocada pelo ato de comprar, pode se tornar desastroso quando a necessidade passa ser um motivo, o suficiente para levar a ação de comprar sem o crivo da razão; é comum observarmos pessoas que acumulam coisas simplesmente pelo prazer de comprar e muitas vezes, coisas que não tem utilidades ou que não são necessárias ou imprescindíveis, simplesmente para obter a sensação de prazer e afastar os sentimentos de angustia emocional em que se encontra e que se torna compulsivo.

O não controle no ato de comprar pode chegar ao estágio de doença conhecida como Oneomania ou comportamento compulsivo por compras. É um transtorno psicológico que poderá desencadear outros transtornos importantes e que deve ser levado a sério e tratado adequadamente.

Segundo alguns especialistas da USP e Hospital das Clínicas a Oneomania uma doença compulsiva que tem tratamento próprio; se não tratado adequadamente pode levar a outras compulsões.

Qualquer pessoa independente de classe social, nível cultural, poder aquisitivo, pode desenvolver este transtorno, o importante é que, se você perceber que não tem controle sobre seus impulsos no ato de comprar; não discernindo entre “Quero porque me dá prazer” ou “Quero porque é necessário”; e se, além disso, você perceber que é constante a vontade de “comprar”, procure um especialista e busque ajuda, a compra compulsiva se dá por uma questão de desordem emocional e pode tornar desastroso na vida social de uma pessoa.

Alguns sintomas da Oneomania / compulsão por comprar:
- Preocupação excessiva por compras,
- Comprar para aliviar angustia e tristezas,
- Gastar mais do que planejado,
- Problemas financeiros constantes,
- Arrependimento após compra,
- Comprar coisas desnecessárias,
- Mentir, omitir e/ou esconder compras.

ELAINE MARINI PSICÓLOGA CLÍNIC



Indique nosso site a um amigo!
Seu Nome: Seu e-mail: Para: E-mail:

PÁGINA INICIAL
Desenvolvido por Guaru.com